A misericórdia tem sempre o rosto jovem, diz Papa à juventude

Papa fala a jovens do mundo inteiro na cerimônia de acolhida na JMJ / Foto: Reprodução CTVNa cerimônia de acolhida, Papa deixou aos jovens mensagem sobre misericórdia e alegria de viver

O Papa Francisco participou nesta quinta-feira, 28, da cerimônia de acolhida dos jovens da Jornada Mundial da Juventude, em curso em Cracóvia. Com sua típica simplicidade, foi de trem que ele se deslocou até o Parque Blonia, local do encontro.
Três jovens foram escolhidos para fazer uma breve saudação ao Papa: uma jovem asiática, uma do leste europeu e uma brasileira. Como presente, os jovens entregaram ao Papa um “kit do peregrino”.

Em seu discurso, o Papa partiu do tema dessa Jornada, “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), destacando que é o próprio Jesus que diz isso, foi Ele que convocou os jovens para esse encontro. “Juntos faremos desta Jornada uma verdadeira Festa Jubilar”.
Francisco disse que é bonito ver como tantos jovens abraçam a vida; essa é uma questão que toca seu coração desde quando ele era bispo. “Quando Jesus toca o coração dum jovem, duma jovem, estes são capazes de ações verdadeiramente grandiosas”.
E sabendo da paixão que os jovens colocam em sua missão, o Papa enfatizou que a misericórdia tem sempre o rosto jovem, uma vez que um coração misericordioso não se acomoda, mas sabe ir ao encontro dos outros.
Jovens em festa acolhendo o Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV“Um coração misericordioso sabe ser um refúgio para quem nunca teve uma casa ou perdeu-a, sabe criar um ambiente de casa e de família para quem teve de emigrar, é capaz de ternura e compaixão. Um coração misericordioso sabe partilhar o pão com quem tem fome, um coração misericordioso abre-se para receber o refugiado e o migrante. Dizer misericórdia juntamente convosco é dizer oportunidade, dizer amanhã, compromisso, confiança, abertura, hospitalidade, compaixão, sonhos”.

O Santo Padre disse que fica triste quando encontra jovens que parecem “aposentados” antes do tempo, jovens que desistiram antes do jogo, que caminham com o rosto triste, como se a vida não tivesse valor. Esses são jovens “chateados” e “chatos”, disse, que correram atrás de vendedores de “falsas ilusões” e tiveram roubado o melhor de si.
O Papa então perguntou aos jovens se eles querem uma vida alienante ou uma vida com a força da graça e já indicou o caminho para uma vida renovada: Jesus Cristo.
“Peçamos ao Senhor: lançai-nos na aventura da misericórdia! Lançai-nos na aventura de construir pontes e derrubar muros, lançai-nos na aventura de socorrer o pobre (…) Queremos acolher-Vos nesta Jornada Mundial da Juventude, queremos afirmar que a vida é plena quando é vivida a partir da misericórdia; esta é a parte melhor que nunca nos será tirada”.

A cerimônia de acolhida encerrou a agenda de hoje do Papa, que mais cedo visitou o Convento das Irmãs da Apresentação e o Santuário de Czestochowa, onde presidiu a Missa pelos 1050 anos de batismo da Polônia.

Acesse
.: Íntegra do discurso

Jéssica Marçal
Da Redação - Canção Nova


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que alguns pregadores gritam tanto?

O que a Igreja diz sobre sexo oral?

Livraria Santo Antão