Teologia do corpo – Ensinamentos do Papa João Paulo II
Padre Mário Marcelo Coelho, scj
“Somente o homem casto e a mulher casta são capazes de amar verdadeiramente” (João Paulo II)
A
Teologia do Corpo desenvolvida pelo Papa João Paulo II é resultado de
129 audiências pronunciadas no início de seu pontificado, entre 1979 e
1984 sobre a sexualidade, o amor humano e a família, oferecendo uma de
suas maiores contribuições para a espiritualidade conjugal. Num primeiro
momento o Papa medita as Palavras de Cristo sobre a Redenção do Corpo;
depois trata do Sacramento do Matrimônio; e termina trazendo uma
reflexão sobre a Encíclica Humanae vitae, respondendo às interrogações do homem de hoje.
Para o Papa é preciso estabelecer uma
autêntica espiritualidade conjugal para compreender a família em seu
valor autêntico e também a valorização da vida: “aqueles que desejam
cumprir sua própria vocação humana e cristã no matrimônio são chamados,
antes de tudo, a fazer desta teologia do corpo a essência de sua vida e
de seu comportamento”.
A Teologia do Corpo de João Paulo II traz
grande contribuição para a sexualidade humana e aprofundamento da
compreensão do corpo e seu significado antropológico, descobrindo, a
partir do corpo, a pessoa com sua subjetividade e como dom de si para o
outro.
O Papa afirma: “Pelo fato de o Verbo de
Deus ter se feito carne, o corpo entrou pela porta principal na
teologia”, ou seja, pela encarnação do Verbo o corpo ocupa um lugar
central na teologia e na espiritualidade cristã, Deus assume um corpo,
elevando com isso a dignidade da natureza humana.
Como compreender a teologia do corpo?
Segundo o Papa, no corpo acontece a revelação do mistério de Deus. “O
corpo, e somente ele é capaz de tornar visível aquilo que é invisível: o
espiritual e divino. Ele foi criado para transferir para a realidade
visível do mundo o mistério invisível escondido em Deus desde os tempos
imemoráveis, e assim ser um sinal deste mistério”, isto significa que
Deus, ao criar homem e mulher à Sua imagem e semelhança (Gn 1,27)
imprimiu em nossos corpos o Seu mistério invisível.
Para João Paulo II “o homem se torna
‘imagem e semelhança’ de Deus não somente através de sua própria
humanidade, mas também através da comunhão de pessoas que homem e mulher
formam desde o princípio. Em tudo isso, desde ‘o princípio’, nos é dada
a bênção da fertilidade vinculada à procriação humana”.
O fato de Deus criar o corpo como um
“sinal” de seu divino mistério, é a razão pela qual o Papa fala do corpo
como uma “teologia”, ou seja, no corpo Deus se revela e por isto nele
podemos conhecer os mistérios de Deus. Deus nos comunica Sua vida “no” e
“através do” corpo; “em” e “através do” Verbo tornado carne.
Na teologia do corpo o Papa João Paulo II
apresenta a beleza da diferença sexual e do nosso chamado à união
sexual que possui uma linguagem inscrita por Deus que proclama Seu
mistério infinito e também torna este mistério presente para nós.
A teologia do corpo é parte importante da
antropologia teológica e moral familiar da Igreja Católica, por isto, o
Papa João Paulo II aprofundou a partir de uma visão personalista e
bíblica, trazendo respostas aos questionamentos do homem moderno sobre
temas da sexualidade humana e familiar. A riqueza deste tema nos ajuda a
compreendermos o valor e a beleza da sexualidade humana vivida segundo o
Evangelho.
No seu ensinamento oficial, a Igreja
sempre viu no corpo algo positivo, porque a Encarnação é real: Jesus
Cristo assumiu um corpo. O corpo faz parte da nossa caminhada de fé. Mas
não só, cremos na ressurreição deste corpo: a ressurreição da carne a
partir da ressurreição de Jesus. Há a ascensão do corpo. Chamamos a
Igreja de Corpo de Cristo, a Eucaristia de Corpo de Cristo. Há uma
unidade: é Jesus inteiro. O corpo é nossa expressão, nosso sacramento.
Comentários
Postar um comentário